terça-feira, 11 de outubro de 2011

As verdadeiras entrelinhas


Há alguns anos, li um texto o qual classifiquei como extraordinário. Recordo-me que quando conclui a leitura, tudo que podia pensar era: "UAU"!

O texto de Isadora Cecatto, postado no site Potterish, em 2007, mostra de uma forma intensa e esclarecedora as verdadeiras entrelinhas do relacionamento de Ron e Hermione.  Confira alguns fatos abordados pela autora neste texto impecável, que vocês podem conferir na íntegra, clicando aqui:


1) Os livros se passam do ponto de vista de Harry. Desde o primeiro até o sétimo, o herói não demonstra nenhum interesse por Hermione que ultrapasse a amizade. Aliás, ele sequer chega a ter ciúme da garota com relação a outros garotos, o que é freqüente quando se está apaixonado.

2) Quando somos crianças, é comum que sintamos uma mistura de amor e ódio ao gostar de alguém, justamente por não compreendermos direito o que sentimos. Desde a primeira vez em que se encontraram, Ron e Hermione se estranharam, discutiram e demonstraram reações ciumentas um com o outro.

3) Hermione não se mostra irritada com o fato de Harry gostar e/ou estar com outras garotas. Pelo contrário, a amiga o ajuda com Cho e demonstra satisfação ao vê-lo com Ginny em O Enigma do Príncipe. Quando o assunto é Ron e Lavander, porém, Hermione se mostra chateada e ciumenta, chegando ao ponto de chorar e cortar relações com o amigo Weasley.

4) Os momentos de tensão entre Ron e Hermione acontecem da primeira página de A Pedra Filosofal à última de Relíquias da Morte. Em acontecimentos simples como um beijo no rosto antes de um jogo de quadribol, um “Eu te amo, Hermione” por conta de um favor no dever de casa e outros vários que, inclusive, ganham comunidades no Orkut, os dois reagem corando, ficando sem jeito. Não se poderia chamar isso de entrelinhas?

5) J.K. Rowling já mostrou que escreve seus livros de acordo com aquilo que planejou desde o início, não se deixando influenciar em escolhas importantes. Se a autora dos livros desenvolveu um casal desde o princípio, declarando no meio do caminho que ele é, sim, um casal da trama, qual a razão de abrir possibilidade para que exista um outro que desmonta o primeiro?

6) A reação de desespero que Hermione demonstrou após a partida de Ron no sétimo livro e a raiva que a sucedeu, em seu retorno, são claramente sentimentos intensos e cheios de significado. A garota se viu sem chão sem a presença dele, e quando encarou Ron novamente depois de tantos dias, ficou dividida entre o alívio de vê-lo bem, ao seu lado de novo, e descontar a ira que sua partida gerou. Vemos uma grande diferença dessa cena para as passagens onde Harry está em situação de perigo e/ou ausência. Com relação ao herói Potter, sua melhor amiga reage como uma mãe ou irmã reagiria em situação parecida: apenas o alívio e o carinho familiar se encontram presentes.

A matéria, muito bem escrita por Isadora, é finalizada com a seguinte frase:
Aos H/Hr? Com todo respeito que me é peculiar, só posso dar o mesmo conselho que a própria J.K. Rowling deu ao falar a esse respeito: não deixem de voltar e reler.

Faço das palavras dela (e da J.K.) as minhas. Se você ainda não se convenceu de que Ron e Hermione foram criados para pertencerem um ao outro, retire seus livros da prateleira, espane a poeira, e os releia. =)

15 comentários:

  1. O texto é maravilhoso, coloca em palavras exatas tudo o que nós sempre enxergamos, está nos meus favoritos desde quando eu usava outro navegador... rs...

    A autora da saga deu pistas até o 3º livro, depois disso, já são fatos.

    Mil Bjs,
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Dizem que "Deus escreve certo por linhas tortas".
    Eu ouso alterar esse ditado para: JK escreveu certo por entrelinhas retas.

    Afinal, só não enxergou que Rony e Hermione foram predestinados desde o início quem tem a visão centralizada, só enxerga o que está na frente e não percebe o que está subentendido.
    Ou, pior ainda, aqueles que deturpam a visão periférica, enxergando coisa onde não tem, inventando sentimentos que não existem.

    Bom mesmo são os fãs de Ron e Hermione, que tem a visão completa da história, de todos os ângulos possíveis, e conseguem visualizar o óbvio, mesmo que esteja escondido, como um tesouro, ao longo do texto.

    Beijos,

    Pipoca.

    ResponderExcluir
  3. Não é segredo para ninguém a minha extrema falta de consideração para com ele, sim, eu não gosto de Ronald Weasley! Mais eu sou realista o suficiente, para admitir que teve seus momentos de companheirismo, que ele foi as vezes amigo, sincero... A minha maior indignação com o personagem, se deve ao fato de que o mesmo não demonstra qualquer atitude de amadurecimento, com as suas piadas ridículas, com os seus comportamentos inúteis, e com a sua total falta de comprometimento para com certas coisas. Sim, principalmente quando se trata de Hermione Granger, as pessoas podem dizer o que for! Mais um garoto que passa basicamente, seis ou sete anos de sua vida, destratando e desmerecendo alguém, ridicularizando suas opiniões, não merece um apoio e muito menos uma admiração tão incondicional. Claro, ele sempre foi carente de atenção, mas nem o Harry que não tinha pais, e que fora criado por tios totalmente fora dos padrões (alguém lembra?) se tornou alguém tão mínimo como ele. Com o seu lema de "Sou o filho rejeitado e sem dons", conseguiu cativar pessoas, mais a minha sensibilidade continuou/continua/continuará inatingível para o mesmo. Eu sei... Que ele foi o primeiro amigo do Harry, que não se interessou pela fama do garoto... Mas vir me dizer, que Rony Weasley foi ALGUÉM... Ok, teve a história da partida de xadrez... Mais E? Rony Weasley, é o típico personagem que procura fazer o papel de amigo, de bobo da corte, e que em dados momentos DE PURA SORTE se concretiza como alguém fundamental em uma história. Alguém só tem a sua devida importância quando faz a verdadeira diferença, por mim, eu trocaria a vida da Edwiges por ele, ela sim, foi alguém útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filhote de trasgo você é que é um inútil de escrever esse comentário desnecessário.
      Recalcada/Recalcado

      Excluir
  4. Dizem que a mocinha tem que ficar com o herói. Bem a Hermione n é a mocinha ela é uma heroina e ficou com um dos heróis. Ron e Hermione forever!

    ResponderExcluir
  5. Esse texto é mesmo incrível, sou apaixonada por ele. Achei ótimo vc compartilhá-lo aqui no blog, tem tudo a ver =)

    ResponderExcluir
  6. Harry = herói
    Hermione = heroina
    Rony = hum... amigo do herói

    ResponderExcluir
  7. Esse blog é incrível! Eu amei!

    ResponderExcluir
  8. O Ron é tão irresistível que a Hermione, com toda a sua inteligência, não quis escolher o Herói Potter.
    Ron foi quem sempre fez a nossa querida Mione sair do sério, foi quem teve senso de humor para descontrair o ambiente em meio a uma guerra sem fim.
    Ron é o "bobo da côrte" que qualquer pessoa gostaria de ter em meio a tanta dificuldade.
    Ele abandonou seus amigos em um momento em que não poderia ter feito isso, mas salvou a vida do Harry quando voltou(lembra?).
    Sorte do Harry de ter tido um amigo sempre tão fiel.

    ResponderExcluir
  9. Bom,não precio dizer mais nada né?
    O texto falou tudo *_*

    ResponderExcluir
  10. Ah, adorei ver o texto da Isadora aqui! Eu também sou colunista do Potterish (aliás, foi ela quem me deu a vaga quando ainda era editora-chefe) e lembro de ter achado esse um dos melhores textos que já li na vida!

    Quem não consegue enxergar que Rony e Hermione já davam indícios de que ficariam juntos um dia porque nasceram um para o outro se ilude tanto que acho que só pode estar sob o efeito de um feitiço Confundus ou coisa parecida. Acho até que quando Jo idealizou os personagens já sabia qual seria seu destino e que o fato se serem feitos um para o outro ajudou muito a formar a personalidade de cada um. Se não fosse por Hermione, Rony não seria ele mesmo e vice-versa. Jo é brilhante. Simples assim.

    Por isso que eu me deleito com suas fanfics, Disomers: elas são autênticas. Demonstram os verdadeiros sentimentos do nosso amado casal.

    Eu também diria que quem discorda deveria voltar e reler (e com urgência!), porque não entendeu nada. Mesmo eu sempre tendo enxergado com clareza as entrelinhas de Rony e Hermione, estou relendo (de novo!) e achando maravilhoso redescobrir cada uma delas.

    ResponderExcluir
  11. Harry = herói
    Hermione = heroina
    Rony = hum... amigo do herói (marido e pai dos filhos da heroína)rsrs

    ResponderExcluir
  12. ô anônimo que falou do rony, seu idiota, aconselho que leia a coluna harry potter livros x filmes pitaco cultural para saber mais sobre esse personagem, ou então releia os livros!!!!

    ResponderExcluir
  13. "Harry = herói
    Hermione = heroina
    Rony = hum... amigo do herói"


    Embora a resposta da Mione Granger Weasley foi boa, SO What? Uma vez Emma falou - e isso ainda muito antes do Ordem da Fênix livro - o que eu concordo muito: "Harry é o herói, mas não para Hermione". Então Harry pode continuar sendo herói da nação mas não do coração da heroína e ela continua sendo a heroína de Ron.

    Não adianta querer encaixar peças que não foram construídas para se encaixarem. Ninguém consegue encaixar um quadrado no buraco do circulo, tomadas de três faces em duas. Gina é uma durona de natureza o que é perfeito para Harry, Hermione é durona pra camuflar a fraqueza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...