quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O verdadeiro herói


Embora eu ame o Rony, por motivos mais que explícitos no blog, e o considere uma das personagens mais instigantes e apaixonantes, a saga Harry Potter, na minha opinião, é recheada de personagens notáveis, e a mais subliminar é, sem sombra de dúvidas, SEVERO SNAPE! 
Há algum tempo venho querendo fazer um post dedicado a essa personagem, que está entre as minhas preferidas. E como no post anterior algumas pessoas comentaram sobre os heróis da história, pensei em finalmente escrever sobre o verdadeiro herói de Harry Potter. 
Severo abdicou da sua própria existência em prol de um sentimento avassalador: seu amor por Lílian Potter! A rejeição acabou o transformando em um homem duro e amargo, mas ainda assim Snape continuo sendo capaz de amar! 

Snape estava sentado em uma cadeira e Dumbledore estava parado a sua frente. Depois de um momento ou dois, Snape ergueu o rosto, e parecia um homem que havia vivido centenas de anos privação... 
- Eu pensei... que senhor fosse mantê-la segura. 
A respiração de Snape era ansiosa. 
- O menino sobreviveu - disse Dumbledore. 
- O filho de Lílian vive, e tem os olhos dela, você certamente se lembra do brilho e da cor dos olhos de Lílian Evans, não? 
- NÃOO!!! - Gritou Snape - Estão mortos. 
- Isso é remorso Severo? 
- Eu gostaria de estar morto... 
- Você sabe o porquê ela foi morta, faça com que isso não tenha sido em vão, me ajude a proteger o filho de Lílian 
Houve uma grande pausa, lentamente Snape recuperou o controle e normalizou sua própria respiração. Por fim ele disse: 
- Muito bem, muito bem. Mas nunca revele isso a ninguém Dumbledore! 
- Dou minha palavra, Severo, de que nunca irei revelar o melhor de você - disse Dumbledore. 
- Então o garoto... o garoto deve morrer? – Perguntou Snape, calmamente. 
- E é Voldemort quem deve matá-lo, Severo. Isso é essencial. 
- Pensei... todos esses anos... que nós o protegíamos por causa dela, de Lílian. 
- Nós o protegíamos porque era essencial que fosse ensinado, criado e pudesse experimentar a própria força – explicou Dumbledore, com os olhos ainda fechados. – Nesse meio-tempo, a ligação entre os dois foi crescendo, um crescimento parasita: às vezes penso que Harry suspeita disso. Se bem o conheço, tomará providências para que, ao sair ao encontro da morte, isto represente, verdadeiramente, o fim de Voldemort. 
Dumbledore reabriu os olhos. Snape estava horrorizado. 
- Você o manteve vivo para que pudesse morrer na hora certa? 
- Não fique chocado, Severo. Quantos homens e mulheres você viu morrer? 
- Ultimamente apenas os que não pude salvar. – Ele se levantou. – Você me usou. 
- Em que sentido? 
- Espionei por você, menti por você, corri risco por você. Supostamente tudo para manter o filho de Lílian vivo. Agora você me diz que o esteve criando como um porco para o abate... 
- Ora, isso é comovente, Severo – exclamou Dumbledore, sério. – Você acabou se afeiçoando ao menino, afinal? 
- A ele? – Gritou Snape. – Expecto patronum! 
Da ponta da sua varinha irrompeu um corça prateada. Dumbledore observou-a se afastando pelos ares e, quando seu brilho prateado se dissipou, ele se dirigiu a Snape e seus olhos estavam cheios de lágrimas. 
- Depois de todo esse tempo? 
- Sempre – respondeu Snape. 
(Trechos de Harry Potter e as relíquias da morte – Capítulo 33 A história do Príncipe)

Ainda que algumas pessoas discordem de que Snape alimentava algum tipo de sentimento, que não fosse desprezo, por Harry, eu penso que Severo se afeiçoou, a seu modo, pelo filho de Lílian. Não consigo acreditar que alguém que amava uma pessoa da forma como Snape amava Lílian fosse capaz de odiar uma parte dela. No entanto, penso que Severo passou todos aqueles anos odiando a si mesmo por ter de proteger o filho de Tiago Potter, e alimentou sentimentos contraditórios e confusos pelo menino. Mas ele nunca hesitou, protegeu Harry até seu último suspiro, doou sua vida em prol do filho da mulher que amou.
Eu não acredito em pessoas inteiramente boas, por isso meu fascínio pelas personagens mais humanas, aquelas que comentem erros, e Severo cometeu muitos.

E vocês o que pensam de Severo Snape?

Vou aproveitar o post para dizer mais uma vez que esse espaço está aberto para que expressem suas opiniões. Portanto, sintam-se à vontade para comentar, criticar e sugerir! Todos os comentários que não agridam verbalmente outros usuários são muito bem-vindos!

9 comentários:

  1. Di(desculpa chamar assim, mas já me sinto íntima de você), Snape realmente merecia essa homenagem. Muito bom mesmo.
    Estou muito feliz em saber que se eu passar um dia sem visitar o blog eu vou perder um post novo.
    Parabéns, tá muito legal o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mione Granger Weasley!
    Pode me chamar de Di, sem problemas :)
    E saiba que fico muito feliz em saber que está gostando e acompanhando o blog!
    Muito obrigada pelo carinho!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Di,

    Nos primeiros livros, odiava o Snape. Mas, depois que descobri toda a história dele, comecei a rever meus conceitos.

    Ele é um personagem importantíssimo! Afinal, fazia a ligação entre bem e o mal, a todo momento levando informações entre eles. Era a peça chave, a carta na manga de Dumbledore.
    A ajuda de Snape foi, sem dúvida, essencial para derrotar Voldemort.

    Ele provou que as aparências enganam e que o sentimento de ódio pode (e deve) ser superado pelo amor.

    Beijos,

    Pipoca.

    ResponderExcluir
  4. Olá Di.

    Bem a JK falou que o Snape ele não é bem o herói e sim faz um tipo de ante-heroi, e concordo com ela.

    O Snape foi muito importante sim pra saga, e protegeu o Harry por amor a Lilian. Só que tem certas coisa que me incomodam nos fãs fanáticos do Snape.

    Tipo, a JK falou que o Snape sempre teve atração pelas arte das treva, e foi isso que fez ele e Lilian se afastarem, pois no seu quinto ano, Lilian botou Snape contra parede para ele escolher ou a amizade dela ou a amizade do comersal com quem ele andava (acho que Muzebir ou algo assim, não lembro o nome), mas Snape por ter atração pela arte das trevas e por ser um adolescente ainda (ele tinha quinze anos), acabou optando pelo lado do mal, e por isso o afastamento dele com a Lilian.

    Mas vejo muitos fãs fanáticos do Snape dizer (ou esquecer por cegueira a paixão pelo personagem) que o motivo de Snape se tornar comersal foi porque Lilian trocou ele pelo Tiago Potter, uma coisa que não é verdade. Pois Lilian apesar de pertencer a mesma casa (Grifinória) do Tiago, ela NUNCA foi amiga dele, e o relacionamento dos dois so foi acontecer no sétimo ano quando Tiago amadureceu.

    E outra coisa também que os fãs fanáticos (não falo todos, e sei que você e todos que gostam do personagem, não pensa assim), por exemplo: sempre quando falam de traição e a entrega dos Potters, so lembram do Pedro (Rabicho), que ele entregou o segredo dos Potter, MAS se esquecem que para isso ter acontecido, Voldemord antes ficou sabendo da profecia, e a pessoa responsável por isso foi o próprio Snape que escultou e entregou a ele... isto é... Snape SEM QUERER foi praticamente uns dos responsável pela morte de Lilian. E foi somente quando ele soube que o filho dela poderia ser a tal criança da profecia, foi que ele se arrependeu e voltou atraz e foi procurar por Dumbledore, pedindo que o próprio protegesse ela. Mas me lembro de Dumbledore da uma dura nele dizendo que ele queria que ele protegesse a Lilian, mas deixando o filho e o marido de lado, tanto que Dumbledore falou até mais ou menos, que Snape era a pessoa mais desprezível por isso. Mas claro que depois que Snape percebeu o vacilo, pediu que protegesse o marido e o filho também e que eles se escondesse. E a parti daí Snape passou a trabalhar como agente duplo.

    Mas com a morte de Lilian, Snape se tornou um homem mais amargurado ainda (apesar do continuar do lado do bem), e quando Harry entra em Hogwarts, pela semelhança de com o pai, Snape apesar de proteger o Harry secretamente, não deixa de demostrar o seu ódio que sentia por Tiago no garoto.

    Bem ja vi fãs do Snape falar, que aquele Snape maldoso que nos via, era apenas o Snape do ponto de vista do Harry, pois como Harry não suportava o professor, exagerava dizendo que Snape era a pior pessoa do mundo. So que esses fãs se esquessem, que o Harry não era o único que Snape humilhava na escola: Rony, e PRINCIPALMENTE Hermione e Neville sofreram na mão do Snape. O coitado do Neville tinha tanto medo do professo, que até o seu bicho papão era a forma do Snape.

    Continuando...

    ResponderExcluir
  5. Continuando...

    E tinha uma coisa que eu detestava no Snape, era ele se fingir de cego, surdo e mudo, quando via Draco Malfoy aprontar com os garotos (ele nunca estava presente na hora das ofensa que Draco fazia), MAS quando Harry ia revidar, ele do nada parecia dando detenções pros meninos, como se os garotos fossem os únicos que estavam aprontando, sendo que ele (escondido na sala dele ou em outro lugar) sabia que sempre a provocação vinha da parte do Draco e companhia, mas so aparecia na hora que Harry ou Rony se manifestava, e eles acabam pagando por isso.

    Mas tem uma coisa que eu fico sempre me perguntando. Se a criança da profecia não fosse o filho dos Potters, se a criança fosse realmente o filho dos Longbottos? Será que Snape teria voltado atraz e mudado de lado? E por que Dumbledore demorou tanto para da o gargo de DCADT para Snape, com medo de ele voltar a ter atração pela arte das trevas? Será que Dumbledore confiava tanto assim em Snape? Bem acho que ele so foi confiar de verdade no Snape, somente depois do retorno do próprio Voldemord, e ver que Snape continuou mais leal a ele do que a Voldemord, e logo depois que Snape tentou curar a maldição do anel, foi que Dumbledore passou o cargo de DCADT para Snape, pois ele viu que era seguro Snape ficar nessa função.

    Continuando...

    ResponderExcluir
  6. Continuando...


    Bem quem está lendo esse enorme texto meu, deve pensar que eu odeio o Snape, NÃO eu não odeio o Snape. Eu reconheço as coisa importante que ele fez, que ele protegeu o Harry sim, e que era fiel ao Dumbledore.


    Mas como eu disse, o que me incomoda são os fãs fanático do Snape, que passaram a endeusar ele, e ODIAREM o Tiago Potter, transformando ele na pior pessoa que existem.

    Sim, porque Tiago Potter, de pai protetor, de repente virou o pior vilão da estória, o mal caráter imprestável.

    Só que o pessoal se esquecem que aquele Tiago maldoso que nós vimos na penseira, era o Tiago do Ponto de Vista do Snape, pois Snape também odiava o cara.

    Não estou defendendo a brincadeira de mal gosto do Tiago e do Sírius, mas acho exagero o pessoal levar isso tão a sério, afinal, Tiago era adolescente imaturo ainda, e fazia exatamente as mesma coisas que os gêmeos faziam no livro, mas o gêmeos sempre foram amado, mesmo maltratando alguns (como o Rony por exemplo, pois a gente via que eles faziam na maioria das vezes por maldade mesmo, mas o povo acabavam achando inofensivo as brincadeira deles) e ninguém nunca criticaram eles. Os fanáticos esquecem que quem foi pro lado das treva foi o Sanpe e não Tiago. Pois Tiago sempre esteve do lado do bem, e pertenceu a OdF. E que Lilian mais tarde acabou se apaixonando por esse imprestável, que todos julgam.

    So que o engraçado é que eu sempre vi todos (menos Snape)falarem bem de Tiago Potter (e não me refiro ao Sírius e Lupin, pois eles seriam até suspeito a falar ja que eram amigos deles). Dumbledore sempre falou que Tiago era uma ótima pessoa, Hagrid, Minerva e outros sempre falaram bem dele. E se Tiago fosse essa pior pessoa do mundo, Lilian nunca teria se apaixonado por ele.

    Mas os fãs fanáticos do Snape pegou um ódio mortal pelo personagem que agora o acusam de ser o pior vilão da estória. E sabe o que isso me lembra? São as mesma atitudes que os H/Hr tratam o Rony (como essa anônima que vem sempre aqui, encher o saco, pra falar mal do Rony e destratando ele), vejo os fãs fanático do Snape fazerem a mesma coisa com o Tiago, a mesma coisa que os H/Hr fazem com o Rony, e isso me irrita muito.

    Eu acredito nas qualidade do Snape e reconheço do mesmo jeito que Harry reconheceu o valor de Snape ao ponto de dar até o nome do meio de seu filho de Severo. Mas DUVIDO que Harry coloque o Snape a cima de seu pai, pois para o Harry seu pai sempre virá em primeiro lugar, e sempre ele enchegará o seu pai como o melhor pai do mundo, mesmo tendo os seus defeitos na adolescência.

    Mas parece que até a Warner (de preferencia o imperador abobora do Kloves) comprou o fanatismo dos fãs do Snape, pois até no filme, depois que Harry ver a lembrança do Snape, na cena da floresta quando ele reencontra a mãe e os Marotos, o Harry age tão friamente com o pai, como vem tratando o Rony nos últimos filmes.

    A impressão que passou que o Harry passou a achar que o Snape era a melhor pessoa do mundo, e que o pai a pior pessoa, pois ele nem liga pro pai. Aliás no filme o Harry nem chama pelos quatro, ele apenas gira a pedra e os quatro aparece por acaso, tanto que o próprio Harry pergunta o que eles estão fazendo alí. Enquanto no livro, foi o Harry que desejou que os quatro aparecesse, antes de ele se entregar morte, pois queria está no último momento com os pais e os melhores amigos do pai (detalhe, se o Snape fosse mais importante, porque ele também não chamou o Snape ja que era melhor amigo da mãe?). E no livro o Harry é tão carinhoso com o pai quanto com a mãe, mas no filme o Harry praticamente ignora o pai.


    Mas uma vez, que fique bem claro, eu NÃO odeio o Snape, o que eu não gosto , e esse fanatismo pra cima dele ao ponto de destratar os outros personagens.

    ResponderExcluir
  7. Snape, esse sim é o verdadeiro herói! Ao contrário do rony, que nunca fez nada de útil durante todos os sete livros e sendo um dos principais. Snape mesmo sendo um 'coadjuvante' consegui provar para os demais suas capacidades e habilidades. Não se escondia atrás de um amigo famoso ou um amigo inteligente e esperto. Mesmo vendo a mulher amada nos braços de outro, ele não agiu POR IMPULSO querendo fazer vingancinhas imaturas e infantis (quando soube que era o único BV da turma, tsc, tsc, tsc) ou descontandoo suas frustrações nos demais. Um homem que provou uma imensa lealdade ao seu bem amado e grande coragem, alguém que nos trouxe muitas descobertas sobre o verdadeiro heroísmo e suas muitas faces. Mesmo com todas as adversidades da vida conseguiu se destacar entre os demais, sem ficar na sombra de ninguém (eu estou olhando para vc Ronald!), mostrando seu talento, mesmo que nem todos esses talentos fossem para o lado do bem, mas ainda eram significativos. Snape, ao contrário de hummmm certos personagens, FAZ A DIFERENÇA!

    ResponderExcluir
  8. Só para acrescentar os tantos comentários, .... sobre o Snape ou não... :/
    De todos os filmes, de todas as cenas q anciávamos por assistir nas telas, as realmente tirada dos nossos amados livros; a q mais me comoveu, a q chorei copiosamente no cinema, nas 5 x q fui assistir.. foi essa ... a das memórias/lembranças do Snape.
    Créditos totais a Alan Rickman q brilhantemente o interpretou desde o 1° filme, e segundo assistindo os extras da versão estendida 'Personagens', foi o único o qual J.K. confidenciou o segredo de Snape.
    Então quem não teve oportunidade, assistam esses créditos! São perfeitos e emocionantes!

    bjks.

    Mônica Viana.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Com certeza o Sev merece!!

    Concordo muito com você, gosto das personagens mais humanas, não de todo heróis nem vilões, que tentam proteger, mas ao mesmo tempo não consegue se livrar dos defeitos que carrega consigo. Todos nós somos assim, todos daríamos nossa vida por alguém que amamos, mas jamais sairíamos ilesos de eventuais falhas.

    E sem dúvida me emocionei muito com a cena das lembranças no filme, tão perfeitas e com muita carga de emoção. Sem dúvida, a parte que mais chorei no filme. =)

    Obrigado pelo post Di! Fãs do Severo e de Alan Rickmann agradecem! ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...