terça-feira, 30 de novembro de 2010

O estranho fascínio que exercem as Fanfics...


Que tipo de magia inexplicável há nesse mundo das Fanfictions?
Por que alguém que lê literatura de alto nível, como “Histórias extraordinárias”, de Edgar Allan Poe, “1984”, de George Orwell, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, é apaixonado por Fanfics de HP, neste caso especificamente por Fanfics Ron e Hermione?

Em uma sociedade que cada vez mais valoriza o prazer imediato e as relações superficiais é um alento ver o sucesso incontestável de uma história que exalta a amizade, o amor, a família. No universo criado por J.K. Rowling, um casal se destaca pela profundidade e complexidade de seus sentimentos e personalidades.
O fascínio pelo casal Ron e Hermione é algo um pouco visceral, primeiro eles conquistam por suas personalidades e aí para apaixonar-se por eles como um casal é inevitável. Eles são complementares, a relação deles gera um ponto de equilíbrio reconfortante que mesmo em meio a infindáveis brigas nos mostra que o amor deles é mais forte. Existe um componente que faz com que a admiração pelo casal seja ainda mais forte: eles são amigos leais e verdadeiros, deixam de lado seus desejos e anseios pessoais em nome da amizade por Harry, pela busca pela paz no mundo bruxo, pela promessa de um futuro melhor, e isso os torna raros e especiais.
Nos livros vemos a história de Ron e Hermione se desenvolver nas entrelinhas, sem o aprofundamento que um fã do casal gostaria, e neste ponto as Fanfics preenchem as lacunas nos brindando com histórias bem construídas e que respeitam o cânone.
As Fanfics que se debruçam sobre “missing moments”, enriquecem a história oficial com registros que transcendem as entrelinhas, elas nos trazem possibilidades de lermos aquilo que acreditamos que possa mesmo ter acontecido nos livros. São as Fanfics que mais geram controvérsias, pois não são todos os FicWriters que conseguem captar a essência do casal, e muitos acabam se distanciando muito de tudo aquilo que justamente nos cativa neles, e fatalmente não teremos empatia por estes escritos já que não estaremos mais lendo sobre Ron e Hermione, mas sim sobre estranhos, por isso a fidelidade ao cânone é fundamental.
Já os escritos Pós-Hogwarts, abrem um leque criativo maior, pois não temos mais a comparação com os livros, no entanto a fidelidade ao cânone mais uma vez é o grande diferencial para cativar o leitor. As personalidades intactas, mas amadurecidas, nos permitem ver o crescimento de Ron e Hermione enquanto pessoas e enquanto casal nos transportando para um mundo de possibilidades inimagináveis.
Sendo assim podemos afirmar que a paixão pelas Fanfics se aproxima muito da concretização dos desejos mais secretos que temos para este casal, elas nos permitem o aprofundamento nas sutilezas que fazem parte da história deste casal. E, para além disso, nos trazem possibilidades que respondem, por exemplo, a sentimentos e pensamentos, se escondem por trás de um olhar, de um sorriso, de uma briga, e por isso a magia das Fanfics é tão poderosa.

Texto de Michelle Rossi (@mimullerr)


Visto que o nível linguístico e literário da grande maioria das minhas leitoras é elevadíssimo, peguei-me algumas vezes questionando os motivos que as levariam a ler Fanfics, e ninguém melhor para esclarecer essa dúvida do que uma dessas leitores.
Agradeço imensamente a Michelle pelo belo belíssimo texto.

5 comentários:

  1. Nossa... perfeito esse post!
    Falou tudo! Concordo em gênero, número e grau!
    Realmente este texto resume porque a gente é tão apaixonado por fics Ron/Mione.
    Obrigada Michele!
    E obrigada Di, por ter postado!

    ResponderExcluir
  2. Ah Di, tu és uma querida, além do talento inquestionável como FicWritter és uma pessoa especial e rara que está aberta a colaboração, que sabe que não somos ilha, que não construímos nada sozinhos. Parabéns pelo talento e pela FicWriter excepcional que tu és. Ah e claro, obrigada pelo convite, fiquei muito honrada :)
    estrelinhas coloridas...

    p.s. Pipoca_RonMione, obrigada mocinha :)

    ResponderExcluir
  3. Ohhhhhhh!!
    Eu fiquei tão envolvida com o texto q ia esquecendo de comentar...

    A Mi esclareceu o núcleo que nos leva a ler fics, eu por exemplo não sou adepta das leituras "cabeça" mas li muuuita literatura "séria" e hoje, eu troco seguidamente um livro por uma boa fic, pq leitura é prazer, prazer lento e sorvido tranquilamente, de um cálice que esperamos nunca esgotar: A mente do autor.
    É uma glória vertiginosa quando deparamos com um talento real em termos de fic, pq é raro, é sim!! Não tá cheio de autor q me faz grudar na tela do micro e virar noites por contentamento absoluto.
    E Ron e Hermione, é o mais magnânimo presente q a literatura deixou embaixo de uma árvore de natal aos leitores, eles são o tipo de personagem que instiga imaginação, impulsiona curiosidade, acomete deliberada busca.

    E só pra constar: Sou fã dos fãs Ron/Hermione, sem querer desprezar ninguém, mas o fandom é muito melhor do nosso ponto de vista :)

    Parabéns Mi e Di, o trabalho de vcs tb me deixa orgulhosa!!

    Mil Bjs,

    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Nota 100! XD

    realmente disse tudo,mas oque eunaoa guento saopessoas quee screvem mal pra cassete..sabe?tipo


    as personalidades NADA AVER...eu nao suporto leruma fic assim,sério..sou muito chata com esse negocio de fic he

    ja li umas RH que era um lixo,personaldades dele super mal feitas parace até que a pessoa anoleuos livros ou se la,acho que eles nem pensam botamlogo la um Ron e uma Hermione que eles acham queia ficar dahora e fazem merda...MUITOMERDA.

    Não sao todas as pessas que conseguem pegar a essencia da JK,essas que conseguem, nossa vc começa a ler e nao desgruda mais,pq parece que foi a propria JK que escreveu.

    Nunca me canço de ler fics do casal,principlamente Pós Hogwarts e Missing Moments,e melhor parar de digitar,ja falei demais nao...¬¬

    ResponderExcluir
  5. Aw! Dia desses eu estava lendo In Aeternum e twittei uma coisa assim "Ainda faço um estudo de como fan fics são capazes de influenciar a vida de uma pessoa"
    Seu texto é auto explicativo Mi e eu realmente gostei e digo mais, não é uma questão de apenas um fandon e sim de todos.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...