quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O que é uma Beta, afinal?

Na prática, sempre que um programa é lançado em versão Beta, significa que o próprio desenvolvedor (quem fez o programa) admite que o programa ainda não está pronto e pode ter problemas, porém já está em um nível decente para a utilização, mesmo que sem nenhuma garantia. Definição para o termo Beta encontrada em http://pt.wikipedia.org/wiki/Vers%C3%A3o_beta.
A expressão "beta" pode, no entanto, assumir diferente significado quando se trata do mundo das Fanfictions. De acordo com o http://www.fanfiction.net/betareaders/, um leitor beta é a pessoa que lê uma obra de ficção com um olhar crítico, tendo como objetivo principal melhorar a gramática, a ortografia e a caracterização da história antes que ela seja liberada para o público em geral.
Levando em consideração ambas as definições, pode-se concluir que a Beta é uma ferramenta indispensável para que uma Fic esteja pronta para ser publicada, divulgada. Mas acho que o termo usado pela computação - em um nível decente para a utilização, mesmo que sem nenhuma garantia – também se aplica no caso das Fanfics.
Tanto autores como betas não podem garantir um produto 100%, somos humanos e invariavelmente cometeremos erros, ainda que a força conjunta FicWriter + Beta tenha como objetivo eliminar o maior número possível de erros no texto, tornando a leitura mais agradável e fluida.
Bem, mas a Beta não é uma simples revisora, seu trabalho vai muito além. A Beta pode, em muitos casos, salvar uma Fic. Faz parte da função de uma Beta, sugerir, melhorar e muitas vezes organizar ideias mal dispostas pelo autor.
Eu particularmente acredito que a Beta deve ser alguém de inteira confiança do escritor. Ela precisa, antes de qualquer coisa, entender, de alguma forma, a alma do texto que irá revisar e no qual irá, muitas vezes, interferir. Portanto, considero imprescindível que exista uma relação de confiança mútua entre FicWriter e Beta.
Enfim, nem o mais talentoso dos escritores pública um texto sem que ele seja lido (revisado) por outra pessoa; portanto, a beta é indispensável para qualquer FicWriter. 

Texto por Dieimi Somers

4 comentários:

  1. O beta é alguém, na minha opinião, que não conhece apenas como você escreve, suas manias, defeitos e qualidades, mas também sabe como você se sente quando recebe uma crítica mais pesada (porque há momentos que a gente precisa mesmo de um puxão de orelha, não é?), entende o momento em que uma ideia que você quer tanto passar para o papel não vinga e, em vez de te deixar desconfortável, deixa claro que você tem que levar o tempo que for para escrever, porque o tempo de cada um é diferente.

    Beta sempre é uma pessoa importante, especialmente porque a gente confia nessa pessoa como se fosse o nosso melhor amigo ever (Às vezes é o nosso melhor amigo ever).

    De qualquer forma, não vivo sem você Beta! *.*

    ResponderExcluir
  2. Então... Hum... Eu acho bem complicado ter uma beta, primeiro por que precisa ser uma pessoa que te conheça profundamente, que inclusive adivinhe como tu quer levar a narrativa, a beta não pode sair inventando de mudar o texto por capricho próprio, ela precisa explicar e debater as sugestões com a pessoa que ela apóia...

    Mexer no trabalho dos outros é muito complicado, pois existe um rol de expressões, palavras e personalidades próprias que cada ficwriter usa, é necessidade padrão conhecer esses aspectos.

    Eu admiro profundamente as FW que tem e apreciam suas betas, pois acho mesmo complicado ter o texto analisado sob tantos parâmetros, acho que a sensação deve ser de "insegurança constante", e eu, por exemplo, não conseguiria viver essa pressão... Se a beta for daquelas bem exigentes então a coisa fica ainda mais assustadora, acho que a cada vírgula cortada eu me sentiria um fracasso absoluto, hehehe... Se me sugerisse trocar palavras, ou mexer no tom do texto (mais cômico, mais emocional, etc..) acho que eu me afundava de vez na frente do micro, me enfiava na casinha e nunca mais saía pra ver o sol... AUSHAUHSUAHS!!

    Pra finalizar, quero deixar claro que só me tornei beta depois de conhecer profundamente a alma e o trabalho durante um ano da FW que eu auxilio, que é a Dieimi, e o fato de ser a fã Nº 1 só colaborou, pois eu sei exatamente como ela escreve, conheço cada advérbio de intensidade que ela costuma usar, e quais ela curte associar, tenho pronta na minha mente cada nano informação sobre a forma que ela vê suas personagens dentro dos diversos cenários, e já me aconteceu muitas vezes de perceber o final da fic, antes de ler a última linha.
    Se tivesse que deixar um conselho, eu diria: Estudem suas FW, sejam pacientes com suas betas, pois esse é um trabalho colaborativo, acima de tudo, por um bem maior, o leitor!!
    Mas se for uma FW que ñ gosta de intromissão, não tenha uma beta.

    Mil Bjs,
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. O trabalho da beta é muito valioso. Ela é a responsável por enxergar no texto todos os detalhes que passam despercebidos na hora de escrever a Fic. E, ela pode também ajudar na composição do texto, dando dicas do que pode ser retirado ou colocado para que a fic torne-se mais agradável para o leitor.
    Por isso, é de fundamental importância que a beta conheça muito bem a FW com quem trabalha. As duas tem que trabalhar juntas, uma auxiliando a outra. Se isso não acontece, corre-se o risco do resultado não ser satisfatório.
    A beta também, geralmente, é a primeira pessoa a ler a fic. Por isso, é importante que sua opinião seja sincera, só assim a FW terá o retorno que precisa para se sentir segura. A beta funciona como um medidor, indicando quando a fic está no ponto para ser postada.

    Beijos,
    Pipoca!

    ResponderExcluir
  4. Oi uma duvida sobre beta, como faz para se tornar uma beta? procurei na net e nao achei nada. voce pode me mandar a mensagem por e-mail? lorislagos@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...