segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O fascinante Ronald Weasley

Os comentários dos leitores sempre me fazem refletir, e sempre os leio com muita atenção, dando a cada um a devida importância que merece, afinal, como costumo salientar, são a principal razão do que faço, e o último postado pela Carolina Gomes, em De forma inesperada, me fez perceber porque alguns leitores odeiam Ronald Weasley. 
Embora saber que alguém não simpatiza com essa personagem tão querida criada por J.K. cause, em nós, amantes inveterados de Ronald, estranhamento e um certo desconforto, é fato que ela não agrada a todos.

Outro dia lendo os comentários de uma matéria, muito bem escrita, na Potterish, em que a autora defendia fervorosamente a relação entre Ron e Hermione, descobri que  leitores de Harry Potter que - pasmem - odeiam Ron Weasley. Tal descoberta me deixou momentaneamente em choque; no entanto após ponderar a possível sanidade mental dessas pessoas, constatei que é necessário maturidade para entender e amar Rony.

Alguns leitores argumentaram que no quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Rony desconfia de Harry, rompendo com o amigo, e, posteriormente, no sétimo, Harry Potter e as Relíquias da Morte, abandona Hermione e Harry, sendo visto como um covarde.
Bem, esses leitores, por certo, ignoram as infinitas vezes, ao longo de todos os livros, em que Rony defende seus amigos, colocando-os sempre em primeiro lugar, assim como ignoram os sacrifícios que ele fez por Harry, como arriscar a própria vida em um jogo de xadrez, sacrificando-se para que o amigo pudesse prosseguir, ou abandonar a própria família em meio a uma guerra. "Estaremos lá, Harry. Vamos com você aonde for" (Ronald Weasley em Harry Potter e o Enigma do Príncipe)

Rony é corajoso de uma forma assustadoramente humana. Ele é, sem sombra de dúvida, a personagem mais verdadeira, seus sentimentos são tão intensos e possíveis que nos atingem como um balaço errante. Rony carrega toda a complexidade imutável presente nos seres humanos, e talvez isso justifique, de alguma forma, esse ódio que alguns leitores alimentam por ele. Afinal, é difícil aceitar que uma personagem possa ser tão humana, que posso mexer com nossos sentimentos de uma forma tão intensa.

Entretanto, para aqueles que aceitam a vivacidade indiscutível dessa personagem e as imperfeições que constituem um ser humano, as quais se fazem presentes o tempo todo em Rony, é impossível não amá-la incondicionalmente.

Eu já disse o quanto amo o Ronald? Ele é, desde as primeiras páginas de Harry Potter e a Pedra Filosofal, o personagem mais querido por mim, eu o amo como se ele fosse de verdade, de carne e osso, um amigo distante o qual não vejo muito, me identifico com ele; mas acima de tudo o amo por ele ser tão humano, de uma verdade absoluta, de coração puro, ele odeia, ele magoa muitos vezes, às vezes é grosseiro, mas tudo dentro de uma verdade de sentimentos absurda e incrível. E acima de tudo ele ama, e ama MUITO! (Carolina Gomes - @caruiva)

O comentário da Carolina resumi, brilhantemente, os motivos que nos levam a amar Ronald Weasley. 

Dieimi Somers

14 comentários:

  1. Ahhh to me sentindo importante, que lindo a dieime, minha fiwriter preferida se inspirando com um comentario meu, ahhhhh isso é incrivel!!
    Eu lendo a DFI ontem e conversando com a Cah no msn (@carolinescarmo)estavamos dizendo exatamente isso: ele é a personagem mais fascinante e perfeita da Jo. Pode parecer exagero ou fanatismo, mas nós realmente achamos isso.
    Eu tenho amigos proximos que odeiam o Ronald, já bati boca com eles, coloquei meus argumentos, mas eles continuam o achando o babacão, infantil e como disse a Miss Milli sobre o Rupert: nada brilhante. Algo estranho, pq alguma das melhores ideias nas horas de aperto são dele, enfim.
    Mas hj eu já não discuto mais, compreendo que como vc disse ele é uma personagem mto verdadeiramente humana, e isso deve assustar e talvez as pessoas so esperem encontrar em livros personagens que saibam td que esteja nos livros ou algum que tenha sobrevivido a uma maldição da morte. Mas msm sendo dificil de entender, é normal que nem Ronald consiga agradar a todos.
    Em mta coisa da minha vida pessoal levo coisas que aprendi com o Ronald, eu li HP a primeira vez aos 13 anos e ele influenciou mto em meu carater!
    Eu sou Team Ron msm!!!E na minha epoca de solteira cheguei a dizer a frase: "O homem da minha vida eu sei quem é, mas ele não existe e se existisse seria casado" hahahahaha.

    Lindo o post e fiquei realmente MTOOOOO feliz de ter meu nominho ai nele!!

    Carol
    @caruiva

    ResponderExcluir
  2. sorry errei seu nome na hora de digitar, tava animada demais XD

    ResponderExcluir
  3. Maturidade é mesmo a palavra chave. Tanto pra saga como um todo, como também pra cada personagem.
    Ron é o mais real de todos, o mais próximo de um ser humano comum, e ainda assim não é vulgar, nem fútil, já que todo ser "real" tem em si os dois lados de uma mesma moeda.
    É preciso sempre, sem erro, pensar sobre o que se lê, e quando não gostamos de algo, pensar sobre isso. E se informar. Eu me informo, não saio por aí simplesmente não gostando das coisas por prazer, nem praticando uma unanimidade que não me parece plausível, com todo o respeito.

    E digo mais: Eu ensino meus filhos a perceberem além do heroísmo, guio meus filhos através de ficção para um mundo real.
    Ler é isso, ler é compreender, ler é utilizar o que se leu para somar na vida real, leitura precisa ser um meio de aprendizagem. Por mais que as crianças gostem de heróis indestrutíveis e mocinhas perfeitas, temos q aliar o mundo real nisso tudo e definir o que é bom e o que pode ser real.
    E já sabe né?! Aqui em casa é fandom do Ron, e de toda a essência magnânima dele!!

    Texto maravilhoso, não há o que acrescentar!!

    Mil Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que foi dito no texto. Só quero acrescentar que o Ron pra mim deveria ser a personagem principal do livro (me desculpe as fãs do Harry), acho que a J.K. acertou tanto quando pensou nele, que tudo se encaixou perfeitamente: ele é bom no livro e no filme. O Rupert é um Ron perfeito e acho que ele contribuiu e muito para eu gostar tanto assim do Ron, ele é pra mim a personificação perfeita do Ron que eu imaginava.
    E eu também estou ensinando minha sobrinha de 5 anos a gostar dele, porque acho que o Ron é um exemplo a seguir.
    Parabéns mais uma vez pelo texto! Você acertou mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Ok vamos lá! Eu li esse texto umas três vezes, e as três vezes foram muito intensas, como a Carol falou no comentário dela, nós estavamos conversando no msn e é justamente isso que me faz amar o Rony. Ele não é um garoto sofrido cheio de neuras como o Harry (tem as suas), não é nenhum prototipo de herói e nem tampouco é um belo moreno alto, de olhos azuis e etcs. Ele é uma pessoa normal que assim como eu e você tem sentimentos, é intenso, é verdadeiro, tem raiva e muito amor pra dar e isso o faz perfeito e mais humano.

    Adorei o texto Di!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. É o rony é zika mesmo viu, um verdadeiro amigo e companheiro de harry e hermione.
    Sem contar que o cabelo dele é muito da hora, principalmente no calice de fogo..... rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Confesso que amo o Harry, adoro a coragem dele (que as vezes é demais, rs). Mas o Ron... Fala sério, como vocês disseram, ele é real, intenso e "assustadoramente humano". Na verdade, ele é a parte da ALMA de HP, onde vive o humor, a inocencia, e principalmente, o amor. É por ele que admiro tanto J.K. , a mulher que teve a capacidade de em meio a um mundo totalmente paralelo, mágico e... Perfeito, criar um persongem tão humano, comum e intenso. Por trás do não-heroísmo de Ron, existe talvez o maior herói da história. O herói que não nasceu herói, mas que se transformou nele ao longo do tempo.

    Amei os comentários e o texto *-*

    ResponderExcluir
  8. Bella, adorei teu comment, ele complementa maravilhosamente bem o texto!
    E fico muito feliz em saber que existem mais pessoas que sentem esse amor e admiração por Ron!

    Espero que esteja gostando do Blog, e obrigada por participar e comentar!
    Bjs,
    Dieimi Somers.

    ResponderExcluir
  9. Sim, o Ron é um herói! O maior herói da história.

    ResponderExcluir
  10. Essas pessoas que odeiam possivelmente são H², que são extremanente cabeça ocas e imaturos.

    Jo diz que ele é o mais facil de se amar, e é a pura verdade, seu humor agrada a todos e é essencial... não tem explicação para o odio (odio é uma palavra forte) desse pessoal para com o personagem Ron. Estatisticamente, ele é o mais amado.

    Ele é a alma do trio, a salvação de Harry, a vida de Hermione. E o que seria a série sem ele?

    ResponderExcluir
  11. Apesar de a minha personagem preferida da saga ser a Hermione, eu não deixo de sentir um carinho muito grande pelo Ron. Afinal...
    A Disomers a cada dia nos ensina mais a não conseguir ver um sem o outro.
    São quase a mesma pessoa...kkk

    ResponderExcluir
  12. Minha autora preferida de fanfics de HP, Souhait(FF.net), disse no comentário de uma de suas fanfics que era da época dos heróis humanos, e que Ron é o herói mais humano de toda a serie. Amo ele exatamente por tudo o que você falou nesse post e pelo que Souhait disse. Ron é tão humano, tão real, tão amigo, tão... tão Ronald! Fora que também me identifico muito com eles, em todos os momentos. Acho que posso dizer que sou o tipo de amiga "Ron Weasley".
    Amei o texto, parabens! o/

    ResponderExcluir
  13. O ron é mto fofo, em nenhum momento ele foi falso, pelo contrario ele sempre foi verdadeiro! E eu não acredito q existe gnt capaz de dizer q odeia o ron!!! Ele é o q mais se sacrifica pelo harry, pq ele é leal!O ron é demais, é uma personagem muito criativa, engraçada, é ele q garante as risadas sempre!!!! MEU AMOR pelo ron é INCONDICIONAL!
    Ron e Mione são o casal mais perfeito q ja existiu!!!!

    ResponderExcluir
  14. amei o post. o rony é, sem dúvida, o meu personagem preferido da obra. minha paixão por ele começou de cara, amor à primeira página, rs. ele é tão absurdamente apaixonante, fofo, corajoso, leal e amigo que, sinceramente, não sei como tem gente que mesmo depois de ler todos os livros, o odeia, ou até mesmo, simplesmente não gosta. ele é verdadeiro, divertido, e muito fiel. ele foi muito mais que essencial pra construir toda a fascinação e amor que eu tenho por hp. weasley é nosso rei sz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...