quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A sutileza de Ron e Hermione


Devo confessar que não sou impressionável facilmente, também preciso admitir que não sou uma leitora dedicada, amante incondicional de qualquer tipo de literatura, dessas que encara todo tipo de livro, ou por ser um Best Seller, ou simplesmente por acreditar que a leitura ficará boa “daqui 4, 10 ou 20 páginas”! Sou imediatista, ou gosto ou não gosto!
Com Harry Potter foi amor a primeira página... Mas preciso dizer que esse amor tornou-se ainda mais avassalador quando J.K. me apresentou Ron e Hermione.

Ah, a amizade! Esse é um daqueles temas que abala todas as minhas estruturas... Sempre fui uma defensora fervorosa da amizade... Sim, porque como já dizia o ilustre Vinícius de Moraes “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!”
Creio já ter mencionado que o que mais me impressiona nas personagens Ron e Hermione é a veracidade com que vivem seus sentimentos! Eles são aquele tipo de amigo que todo mundo gostaria de ter ou ser!
Em nenhum momento, durante os sete livros, eles deixaram de se guiar pelo sentimento maior, aquele que os fazia uma família e inabaláveis: a amizade! Isso explica, sem que sejam necessários mais argumentos, minha admiração pela história de J.K. Rowling e pelas personagens as quais ela deu vida!

Como mencionado no post anterior, volto a salientar que Ron e Hermione não conquistaram os leitores por representarem um casal apaixonado, fútil e que se preocupava apenas um com o outro. A prioridade deles sempre foi o amor, mas o amor incondicional, o amor pelo amigo, pela família...
A paixão entre eles acaba sendo uma consequência, que só se concretiza por que antes de tudo eles constroem uma relação em que se respeitam e admiram mutuamente, conhecendo pouco a pouco todos os defeitos e qualidades um do outro, tornando cada simples detalhe um motivo.

O que mais me impressiona, é que a relação de Ron e Hermione foi sustentada em insinuações, em sutis sugestões...  Ah, o que pode ser mais fascinante do que a espera, do que a expectativa?
Eventualmente, fico me perguntando: será que Ron e Hermione seriam tão fascinantes se tivessem se tornado um casal em Harry Potter e o Cálice de Fogo, por exemplo?
Eu poderia me arriscar a dizer que J.K. criou o mais nobre e apaixonante casal da literatura. E não é a toa que a irresistível sutileza de Ron e Hermione tem, ao longo dos anos, arrancado risos, suspiros e lágrimas, deixando os fãs num estado de completa euforia...

O mais admirável é que, apesar de gostarem um do outro, Ron e Hermione deixam implícita, durante todo o tempo, a mais importante de todas as lições: a amizade, apesar de todos os pesares e sentimentos, está sempre em primeiro lugar.

Dieimi Somers

11 comentários:

  1. Eu sou exatamente a leitora descrita na primeira frase. Exceto pelo fato de que, quando a narrativa e maçante eu não consigo prosseguir, e isso já aconteceu com grandes títulos.
    Sendo assim, posso afirmar, de uma maneira oposta, mas não menos fervorosa, que Ron e Hermione, personagens de JK, sobrepujam toda e qualquer personagem da literatura. Por diversos motivos, e o maior deles é a realidade psicológica e comportamental, ou seja, eles são pessoas reais e palpáveis até a última linha escrita por JK.
    A autora surpreendeu criando os dois melhores amigos do Harry como pessoas absolutamente plausíveis, incontestavelmente reais.
    E quando alguém questiona o fato de que eles não namoraram durante algum dos livros... Bom, a JK respondeu essas perguntas, mas eu sempre pensava que como dois exemplos grifinórios, eles tinham sangue frio e coragem. Coragem de abrir mão do próprio sentimento em prol de um "bem maior".

    Teu texto ficou do meu gosto, gigante, opinativo, sem pragmatismo e satisfazendo nossa essência, colocando em palavras os sentimentos de cada pessoa que ama essas pessoas maravilhosas!!

    Mil Bjs,

    Vivi

    ResponderExcluir
  2. uauuu que texto, que texto! Estou sem palavras, só tu mesmo para conseguir externar em palavra tão perfeitamente os motivos pelos quais nos amamos esses dois.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  3. Estou chorando aqui..
    Estou sem palavras mesmo..
    Você conseguiu me descrever e ao mesmo tempo descrever também o meu sentimento por esses dois.
    Acho que todas nós sentimos a mesma coisa, é um sentimento inexplicável, me sinto uma boba quando se trata desses dois, não consigo parar de sorrir.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom saber que o que sinto por Ron e Hermione e a maneira como os vejo, assim como os motivos que me levaram a amor os dois, é compartilhado por outras pessoas.
    Algumas vezes tenha a triste sensação de que nós, fãs e apaixonados por Ron e Hermione, somos um ínfima parcela no Fandom HP, no entanto, estou ciente de que ainda que sejamos uma minoria, somos a minoria mais fervorosa e dedicada.
    Obrigada a todos que comentam nos posts do blog e nas Fics da FeB.
    Vamos disseminar esse amor pelo mundo virtual e real. Acho que todo mundo tem o direito de conhecer a história de J.K. e se perder na magia que existe em cada linha escrita por ela.

    Bjs,
    Dieimi Somers.

    ResponderExcluir
  5. Di, mais uma vez você nos brinda com um artigo excelente.

    Concordo com tudo, e chego a arriscar uma resposta para uma das perguntas. Não, se Ron e Hermione se "entendessem" logo no livro 4 (ou antes, nos muitos indícios ao longo dos livros anteriores, apesar da pouca idade) eles não seriam fascinantes. E provavelmente nem terminariam juntos.

    Eles precisavam amadurecer. E o amor deles também. E isso aconteceu, sem dúvida. Não só os personagens cresceram e amadureceram, como os sentimentos um pelo outro também. JK construiu a relação deles - e com certeza do de Harry e Gina também - numa base muito sólida: amizade, amor, companheirismo e confiança.

    Obrigada por partilhar seu texto conosco.

    Bjks da Pri

    ResponderExcluir
  6. Você sempre fala o que eu queria... só que infelizmente eu não sou tão boa com as palavras como gostaria... Então, tenho que me contentar em ler o que outros escrevem e ficar aqui concordando... eu acho que você captou totalmente o casal e seus fãs... me arrisco até a dizer que acho que os fãs de Harry e Gina não tem a nossa sorte, porque o casal deles é tão "normal" e de certa forma, tão pouco explorado, que fica até sem graça gostar deles(sem querer ofender os fãs do casal)... com Ron e Mione é diferente, eles têm inúmeras coisas escondidas nas entrelinhas que deixam grandes brechas pra imaginação, por isso somos tão apaixonados por eles!!!

    ResponderExcluir
  7. nossa amei a descrição, ficou linda. Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Nossa, amei o post. Devo dizer que adoro ler, mas Harry Potter é realmente especial. Não só os personagens que Rowling criou, mas o livro como um todo. Certa vez li no twitter a seguinte frase "Harry Potter tem tanto amor, mas não tem um 'eu te amo'" Rowling conseguiu mudar o jeito que vemos amor. Sim , afinal Harry Potter não tem um "eu te amo" mas tem muito mais lição de amor do que outras séries e livros e filmes por aí. Já gostava de Rony e Hermione mas com os atores, tudo ganhou vida, de um jeito muito particular e bom. Realmente os atores souberam "dosar" esse amor e esses olhares de paixão, tão evidentes no último filme/livro.

    ResponderExcluir
  9. O amor entre Ron e Hermione nunca seria tão apaixonante para nenhum de nós se apenas houvesse preocupação e interesse de um pelo outro. Eu sinto que eles deixaram de lado o sentimento "amor" para elevar a "amizade", como foi muito bem expressado nesse texto. E depois de se esgotarem todas as provas de amizade que um poderia ter dado ao outro, aí sim eles se renderam a esse sentimento tão avassalador que nos deixa de boca aberta, muitas vezes, simplesmente por ser demonstrado de maneira tão simples. Disomers, você nos faz sentir parte dessa história, e se me permite dizer, as lacunas deixadas por J.K. Rowling foram muito bem preenchidas por você.

    ResponderExcluir
  10. Pois eu digo o contrario Fanfic Ron e Hermione: que somos maioria - a maioria esmagadora dos fãs é canon - com a diferença que não é moda ama-los (diferente de outros shippers que criam pelos atores). Diferente da maioria eu nunca vi quimica em tela entre Daniel e Emma, só favorecimento. E esse favorecimento alimentou ideias. 1 - porque Daniel não é um grande ator como a maioria gosta de superestimar. 2 - que é Emma está em um nivel muito maior em talento ao dele e quando os dois estão contracenando vejo que Emma perde muito em qualidade se comprar quando ela contracena com Rupert (façam esse teste pratico e compare). E isso por que quase não favorecem o coitado. É claro que Emma e Daniel são grandes amigos e se dão bem, mas só um deles dois tem talento pra ser um grande ator.

    ResponderExcluir
  11. *que Emma está em um nivel muito maior em talento...
    *que Emma perde muito em qualidade se comparar...

    E se for pra comparar entre Daniel e Rupert acho que Emma gosta mais de Rupert por mais que ela diga que é igual a gente não ver isso. Ele está sempre a fazendo rir como Ron faz com Hermione. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...